sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

LEVANTAMENTO FLORÍSTICO





A cobertura vegetal na área do Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti apresenta três morfologias distintas: nas áreas mais abertas é predominantemente herbácea, com árvores prostradas pelos ventos constantes; outra é formada por moitas e clareiras típicas do cerrado litorâneo; e a terceira, nas áreas mais protegidas, se assemelha à mata de restinga, segundo estudo realizado pelo professor Sérgio Tavares.

Vegetação herbácea - Plantas de caule macio ou maleável, normalmente rasteiro, sem caule lenhoso, que não sofre crescimento secundário ao longo de seu desenvolvimento.


Mata de restinga – Vegetação típica de terreno arenoso e salino, próximo ao mar e coberto de plantas herbáceas características.

Pequenos arbustos – São plantas que se ramificam junto ao solo e tem menor porte (abaixo de 6 m) em relação às árvores. São plantas que não necessitam de grandes espaços para o seu bom desenvolvimento.


Para compensar a degradação ambiental o Parque dispõe de dois viveiros próprios. As mudas, que se adaptam facilmente, são coletadas na própria região, plantadas nos viveiros e replantadas nas áreas de recuperação.

Um viveiro está localizado no terreno da sede do NAD na Vila de Nazaré e o outro viveiro está localizado na sede do NAD no Mangue Feliz, na Vila de Suape.

Viveiro - Mangue Feliz


FIQUEM LIGADOS!!

A partir de hoje, em nosso BLOG, vamos fazer um Levantamento Florístico indicando as principais mudas apropriadas para o reflorestamento, descrevendo algumas características e benefícios para o ser humano.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Boas Festas!!


A administração do Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti agradece a todos os colaboradores pela realização dos trabalhos desenvolvidos.
Muito Obrigado!!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

VISITANTES DO PARQUE

Igreja de Nazaré - Alunos da Escola Municipal Vereador Martins, os Sgtos do 14º B-LOG
e os vigilantes que fazem ronda no Parque.

O Cabo de Santo Agostinho contempla riquezas históricas do Brasil. E muitas dessas riquezas estão aqui, no Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti. Diante disso o parque é palco de atividade extraclasse de muitas escolas aqui do município. As Praias, os Monumentos Históricos, a Igreja, a biodiversidade são verdadeiras aulas ao ar livre que encantam os alunos complementando o conhecimento visto em sala de aula.

Escola Municipal Vereador Martins chegando à Vila de Nazaré. Os alunos recebem instruções de comportamento da Engenheira Florestal Rúbia de Melo.             






Depois de contemplar paisagens e aprender sobre ela de forma bem prática, uma pausa para descanso e lanche comos colegas de sala,

 No dia 22/11/2011 foi a vez da Escola Municipal Santo Antônio. Participaram 50 alunos (crianças com faixa etária dos 09 aos 12 anos) e 5 professores.

Alunos seguindo a trilha que dá acesso à Bica do Ferrugem

 
Satisfação dos alunos ao inciarem a caminhada

Os alunos da Escola Municipal Aistheu Figueiredo, no dia 25 de novembro, percorreram um trilha de 10km contemplando as paisagens e os monumentos históricos.


Alunos recebendo explicações sobre o monumento Casa do Faroleiro, pela engenhira florestal Rubia de Melo










Sargento Souto agradecendo a colaboração dos alunos no passeio.






sexta-feira, 30 de setembro de 2011

RESGATE DE ANIMAIS

"Proteção animal, não se deixe levar apenas pela pena, pena está muito distante do amor. Os animais desprotegidos precisam de solidariedade, compaixão e atitude!!! Pena de nada ajudará.” Por Marta Naufal Arruda

Além de atividades de replantio, a equipe do NAD está atenta à fauna no entorno do Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti. "A disponibilidade de comida e água adequados e permanecerem em seu habitat natural são alguns dos cuidados que devem ser observados, frequentemente, para não comprometer o nicho ecológico do animal." diz a bióloga do NAD, Amanda Lacerda.
No mês de setembro, uma moradora da região, solicitou a equipe do NAD para um resgate, em sua casa, de um calango que estava morando em seu fogão. Com o reforço dos Sargentos Souto e Conrado, do 14º B-LOG, a equipe do NAD dirigiu-se até a casa dela para resgate do animal.

Sgt. Souto no resgate ao calango


Calango são e salvo!!


Depois de capturado, o calango foi libertado na mata do Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalvanti.

Satisfação da moradora após resgate do animal


Alguns dias antes, uma tartaruga-de-pente foi encontrada em avançado grau de decomposição na praia de Suape, litoral sul de Pernambuco.  A causa da sua morte não foi identificada, mas muitas tartarugas e outros animais marinhos têm se prejudicado por ingerirem sacos plásticos, dentre eles, pedaços de sacos de lixo pretos, pedaços de sacolas brancas, cordas de nylon e pedaços de plásticos duros, como lacres e hastes de pirulitos. Uma vez ingeridos, ocasionam a petrificação dos órgãos do sistema digestório. Então os animais deixam de se alimentar e acabam morrendo por inanição.

Tartaruga morta na praia de Suape

Dia 04 de outubro, DIA DOS ANIMAIS!
"Respeitemos as criaturas da mãe Natureza. Além de ter seus próprios direitos, delas depedem a nossa existência!!!"

Plante esta ideia! 21 de setembro, DIA DA ÁRVORE

21 de Setembro é o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente. É o tempo para reforçarmos nossos apelos para a conscientização de todos em favor da natureza.
O NAD, em parceria com o 14º BLOG e os colaboradores do setor de Esporte e Lazer do Vila Galé Eco Resort do Cabo, comemorou o Dia da Árvore, nesta quarta-feira, dia 21 de setembro. O evento ainda contou com a participação dos alunos das escolas Vicente Iñez Pizón, de Vila Nazaré, e Dr. Rui Barbosa, localizada em Suape, Pernambuco, e os hóspedes do Hotel Vila Galé Eco Resort do Cabo. A festividade, que aconteceu em Vila Nazaré, nas proximidades do Quartel Velho, contemplou atividades recreativas com as crianças, um mutirão de limpeza no local e um plantio simbólico de 24 mudas, realizado pelas crianças.
Chegada dos alunos ao local do plantio. Depois diversão e muia brincadeira com "Tio Dedé".
Plantio simbólico
Paus D’arcos Amarelos e Brancos, Ingá-de-rio, Massaranduba, Amescla-de-cheiro, Munguba foram algumas das mudas utilizadas para o plantio. O evento teve início com informações fornecidas pelo “Seu Floro”, viverista agrícola do NAD; pelo Sgt. Souto, do 14º BLOG; e pela colaboradora Luedja, surpevisora do setor de Esporte e Lazer do Vila Galé Eco Resort  acerca das mudas.


Um belo e consciente trabalho de limpeza na área do quartel velho foi realizado pelas crianças.
Lugar de lixo, é no lixo!

Ao final das atividades, alunos, professores, diretores, soldados e recreadores participaram de um lanche coletivo, confraternizando e compartilhando a boa ação ambiental que tiveram oportunidade de exercer neste dia.
Hora do lanche!

Diante disso a equipe do NAD gostaria de agradecer a todos que fizeram este evento acontecer. MUITO OBRIGADO ao Tenente Coronel Valtir de Sousa, do 14º BLOG, pela estrutura montada, transporte e disponibilidade de 11 homens para acompanhar as atividades junto às crianças; MUITO OBRIGADO aos colaboradores do setor de Esporte e Lazer Vila Galé Eco Resort do Cabo, por animar, instruir as crianças e pela contribuição ao lanche coletivo; MUITO OBRIGADO ao Nelson, da GNfoto, por registrar com belas fotos este evento; MUITO OBRIGADO à nutricionista Mirela Veloso pela sugestão do lanche coletivo  e MUITO OBRIGADO às diretoras das escolas por incentivarem os alunos nessa atitude de conservação do meio ambiente!

O MEIO AMBIENTE AGRADECE!!!

sábado, 10 de setembro de 2011

REFLORESTAMENTO

"Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como elas poderiam ajudar para não ocorrerem tantas enchentes, das quais matam e deixam muitas pessoas sem casas! Junto com toda essa água absorvida, muitos nutrientes de matérias orgânicas (como as fezes dos animais) são absorvidos pelas raízes e transformados, através da fotossíntese, em alimento para a toda a planta. Por sua vez, folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos. Os animais por sua vez, irão defecar o que comeram e as folhas e frutos que não serviram de alimento caem no solo. Folhas, frutos e fezes de volta ao solo, e todo o ciclo recomeça." por Margarida 11 Fev 2011, 16:04




Essa é a nossa maior preocupação: compensar, através do replantio de mudas, algumas áreas devastadas por processos naturais e atividades antrópicas também! (Em maior parte, claro!)
Viveiro das mudas-Mangue Feliz
A metodologia para o reflorestamento é executada de forma bastante competente e cautelosa pelo "Seu Floro", nosso viverista agrícola: As sementes são retiradas da própria mata que compõe o parque e trazidas para o viveiro localizado no Mangue Feliz. O composto é preparado, matéria orgânica + barro + água, para encher as bolsas, e plantar as sementes. No viveiro ou berçário a muda fica até atingir de 10cm à 15cm de altura. Atingindo esse crescimento, é transportada para o solo.

Mudas em acompanhamento para o reflorestamento no PMAHC
No solo, a planta continua recebendo todos os cuidados para estarem prontas para serem levadas às áreas apropriadas para o replantio. Segundo "Seu Floro", para o sucesso do reflorestamento, o replantio deve ser iniciado nos meses de inverno, ou seja, de maio à julho.

Área reflorestada
Desde a implantação do projeto, foram plantadas mais de 3.000 mudas. Este ano, 9.000 estão sendo bem cuidadas para que em 2012 sejam replantadas e ajudem na recuperação das áreas ambientais do Parque Metrpolitano Armando de Holanda Cavalcanti.

Área reflorestada

PARQUE METROPOLITANO ARMANDO DE HOLANDA CAVALCANTI “O seu valor histórico, artístico, cultural e paisagístico, extrapola o interesse regional para nacional e até internacional.”¹

Igreja de Nazaré - Vila Nazaré
¹ por Sena Caldas & Polito Arquitetos Associados LTDA

O Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti é um lugar muito especial. Oferece a você oportunidade de contemplar uma paisagem deslumbrante e, ao mesmo tempo, conhecer cenários de momentos importantes da história de Pernambuco e do Brasil.

Localizado no Cabo de Santo Agostinho, o parque contempla uma biodiversidade espetacular, além de está rodeado por praias belíssimas, de águas claras e agitadas, como a praia de Suape.

Um lugar tão importante precisa de cuidados especiais. Sendo assim, a equipe do NAD dando continuidade ao Projeto de Recuperação e Implantação do PMAHC. A proposta desse projeto contempla um conjunto de medidas de proteção e recuperação dos ambientes naturais e construídos.