sábado, 10 de setembro de 2011

REFLORESTAMENTO

"Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como elas poderiam ajudar para não ocorrerem tantas enchentes, das quais matam e deixam muitas pessoas sem casas! Junto com toda essa água absorvida, muitos nutrientes de matérias orgânicas (como as fezes dos animais) são absorvidos pelas raízes e transformados, através da fotossíntese, em alimento para a toda a planta. Por sua vez, folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos. Os animais por sua vez, irão defecar o que comeram e as folhas e frutos que não serviram de alimento caem no solo. Folhas, frutos e fezes de volta ao solo, e todo o ciclo recomeça." por Margarida 11 Fev 2011, 16:04




Essa é a nossa maior preocupação: compensar, através do replantio de mudas, algumas áreas devastadas por processos naturais e atividades antrópicas também! (Em maior parte, claro!)
Viveiro das mudas-Mangue Feliz
A metodologia para o reflorestamento é executada de forma bastante competente e cautelosa pelo "Seu Floro", nosso viverista agrícola: As sementes são retiradas da própria mata que compõe o parque e trazidas para o viveiro localizado no Mangue Feliz. O composto é preparado, matéria orgânica + barro + água, para encher as bolsas, e plantar as sementes. No viveiro ou berçário a muda fica até atingir de 10cm à 15cm de altura. Atingindo esse crescimento, é transportada para o solo.

Mudas em acompanhamento para o reflorestamento no PMAHC
No solo, a planta continua recebendo todos os cuidados para estarem prontas para serem levadas às áreas apropriadas para o replantio. Segundo "Seu Floro", para o sucesso do reflorestamento, o replantio deve ser iniciado nos meses de inverno, ou seja, de maio à julho.

Área reflorestada
Desde a implantação do projeto, foram plantadas mais de 3.000 mudas. Este ano, 9.000 estão sendo bem cuidadas para que em 2012 sejam replantadas e ajudem na recuperação das áreas ambientais do Parque Metrpolitano Armando de Holanda Cavalcanti.

Área reflorestada

Nenhum comentário:

Postar um comentário