sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

LEVANTAMENTO FLORÍSTICO





A cobertura vegetal na área do Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti apresenta três morfologias distintas: nas áreas mais abertas é predominantemente herbácea, com árvores prostradas pelos ventos constantes; outra é formada por moitas e clareiras típicas do cerrado litorâneo; e a terceira, nas áreas mais protegidas, se assemelha à mata de restinga, segundo estudo realizado pelo professor Sérgio Tavares.

Vegetação herbácea - Plantas de caule macio ou maleável, normalmente rasteiro, sem caule lenhoso, que não sofre crescimento secundário ao longo de seu desenvolvimento.


Mata de restinga – Vegetação típica de terreno arenoso e salino, próximo ao mar e coberto de plantas herbáceas características.

Pequenos arbustos – São plantas que se ramificam junto ao solo e tem menor porte (abaixo de 6 m) em relação às árvores. São plantas que não necessitam de grandes espaços para o seu bom desenvolvimento.


Para compensar a degradação ambiental o Parque dispõe de dois viveiros próprios. As mudas, que se adaptam facilmente, são coletadas na própria região, plantadas nos viveiros e replantadas nas áreas de recuperação.

Um viveiro está localizado no terreno da sede do NAD na Vila de Nazaré e o outro viveiro está localizado na sede do NAD no Mangue Feliz, na Vila de Suape.

Viveiro - Mangue Feliz


FIQUEM LIGADOS!!

A partir de hoje, em nosso BLOG, vamos fazer um Levantamento Florístico indicando as principais mudas apropriadas para o reflorestamento, descrevendo algumas características e benefícios para o ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário