quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

LEVANTAMENTO FLORÍSTICO: Cupiúba e Imbiriba

Como combinado, começaremos hoje a divulgar as principais mudas apropriadas para o reflorestamento.
Uma das mudas com maior poder de adaptação é a Goupia Galabra. Da família Goupiaceae e vulgarmente chamada de Cupiúba, Cachaceiro ou Peroba do norte, é uma árvore de grande porte com casca fibrosa de superfície escamosa.
Cupiúba - Goupia Galabra
 
A madeira de Cupiúba é pesada e apresenta retratibilidade volumétrica e resistência mecânica médias, além de apresentar boa resistência ao apodrecimento.
É indicada para construção civil, como vigas, caibros, ripas, marcos de portas e janelas, rodapés, tábuas para assoalhos, móveis comuns, embalagens pesadas; para construções externas, como postes, estrutura de pontes, mourões, cruzetas, esteios, pranchas de contenção em valas, encontros de pontes etc.
Árvore da Cupiúba


Eschwleira ovata
Árvore da Imbiriba
Outra planta que facilmente ajuda no processo de reflorestamento é a Eschwleira ovata. Vulgarmente conhecida como Imbiriba, é encontrada interior da mata, restinga, borda da mata atlântica, margens da mata de dois irmão, açude do prata. 


Suas características morfológicas ressaltam folhas duras, estreitas e sem pelos em nenhuma das faces, frutos em forma de cápsulas com sementes grandes e irregulares. O tronco da arvore da “biriba”, como também é chamada em outros estados do Nordeste, é destinado à fabricação de cercados para galinheiros, madeira para construção e atrair caça, fabricação de berinbal, e no artesanato, bastante usado na dança do maculelê. 
Do caule à semente, a Imbiriba tem grande utilidade.